terça-feira, 1 de julho de 2008

Televisores ganham espaço nos transportes público



Matéria realizada para projeto de revista experimental da faculdade. A revista "Conexão" saiu e a matéria foi um sucesso.)


Usuários do transporte público tem mais uma opção para enfrentar o trânsito caótico da cidade

Por Sukaine H. Hejaije


Desde o ano passado que alguns veículos públicos da SPTrans (São Paulo Transportes S.A.), ganharam um adicional em sua nova frota: A Televisão.

A princípio ela começou muda com a TVO (TV Ônibus) que tem como slogan, “a televisão sem som por respeito aos passageiros”. Hoje já existem diversas emissoras de conteúdo para televisores de ônibus, como a BusTV, que transmite seus programas com áudio, TV Minuto, TV Mix, TV Zero e mais algumas ainda estão surgindo.

Em todas essas emissoras, a transmissão do conteúdo é sobretudo voltada para a cultura, informação, humor, cidadania e quase todas elas são exibidas em monitores LCD de 17 polegadas. As instalações são montadas de maneira estratégica nos ônibus do transporte coletivo da cidade de São Paulo. Hoje elas cobrem mais de 164 linhas do sistema da SPTrans, presentes em cerca de mais de 900 veículos.

Segundo o site da TVO, a grade de programação foi toda produzida pela Mixer (produtora de audiovisual do Brasil) e são compostas por vídeos de no máximo um minuto e meio. Já a TV Bus, conta com o apoio integral de instituições públicas e governamentais e seu lema é “a procura do bem estar psicológico do usuário”.

A TV Mix, TV Minuto, bem como a TV Zero, são transmitidas, em sua grande maioria, dentro dos metrôs e exibem mais conteúdos artísticos como clipes musicais, informações sobre celebridades, entrevistas etc.

A questão é: Será que o entretenimento dos televisores dentro dos transportes públicos, ajuda ou atrapalha o usuário?

As opiniões são divergentes entre alguns passageiros entrevistados, “Eu acredito que a televisão dentro do ônibus nos permite obter conhecimento cultural, uma vez que as programações são saudáveis, como as dicas de saúde, agenda cultural, orientação ao consumidor, esses dias mesmo, eu descobri que o cantor Zeca Baleiro, tem esse nome, porque comprava muita bala e que gravou recentemente com o cantor Fagner, esse tipo de informação eu nunca poderá ter dentro do meu trabalho ou na sala de aula...” declara Vitória Regiane da Silva, 22, estudante de publicidade e propaganda.

Por outro lado, Rodrigo Freitas, 35, assistente de vendas, tem uma outra concepção da idéia, “A proposta é boa, porém peca muito na programação por ser uma televisão experimental, eu penso que isso pode às vezes atrapalhar a pessoa que está tentando entender o que estão transmitindo ali, já que o trânsito caótico nos dá tempo para isso, o que pode ser uma grande enganação, pois por conta disso, dias desses quase perdi o ponto que deveria descer porque estava assistindo a TV, nunca mais me interessei em prestar atenção nas programações exibidas”.

De qualquer maneira, para todos que queiram sanar suas dúvidas, ou até mesmo fazer sugestões e reclamações, todas as emissoras, possuem um site, onde disponibilizam seus contatos.

Procuramos a SPTrans que aceitou me conceder uma breve entrevista, através de sua assessoria de imprensa, representada por Cilene Cabral.

Sukaine - Como surgiu a idéia de implementar televisores dentro dos ônibus?
Assessoria- A solicitação partiu de empreendedores do setor, em parceria com operadores do sistema de transporte, após a publicação da Lei Cidade Limpa. A TV em ônibus surgiu como um novo conceito de publicidade. A Assessoria de Marketing da SPTrans autorizou a instalação dos primeiros equipamentos em período de teste.

Sukaine - Desde quando foi elaborado o projeto e há quanto tempo está ativo?
Assessoria- Os primeiros equipamentos foram instalados em fevereiro de 2007. Foram necessários três meses de testes para aceitação e aprovação dessa mídia.

Sukaine - Houve alguma diferença no comportamento dos usuários desde a implantação?
Assessoria - Baseando-se em pesquisas realizadas pela Empresa BusTV e pela SPTrans, a maioria dos usuários tem aceitação positiva para o equipamento. A retenção e o conteúdo da programação são considerados satisfatórios. Alguns usuários declararam que as viagens ficaram mais agradáveis.

Sukaine - O que mudou?
Assessoria - É um novo meio de comunicação com os usuários. Essa mídia precisa de mais tempo para ser consolidada.

Sukaine - Existe projetos de ampliação da idéia, como adição de sons, programações mais elaboradas etc?
Assessoria - No período de testes os equipamentos estavam instalados em 140 ônibus e apenas uma empresa explorava essa mídia. Atualmente são quatro empresas credenciadas e 955 ônibus estão circulando com televisão a bordo. Das quatro propostas de programação apenas uma não utiliza sistema de áudio.

Sukaine - Quais são as empresas que prestam serviços às programações especificamente dos ônibus? Elas são remuneradas?
Assessoria - As quatro empresas credenciadas são: BusTV, TVOut, BusMídia e TVO. Essas empresas fazem a venda de espaço e as inserções de anunciantes. Elas pagam pelos equipamentos instalados às empresas Concessionárias e Permissionárias do Sistema de Transporte, que têm o direito de explorar alternativas extras tarifárias.
Sukaine - Existe algum acordo ou contrato entre os veículos que fazem a divulgação e a SP Trans?
Assessoria - A atividade é regulamentada por Portaria 079/2007. A SPTrans cadastra as "agências", autoriza a instalação dos equipamentos nos veículos, fiscaliza o conteúdo da programação e desconta da remuneração das operadoras os valores equivalentes a quantidade de veículos x anunciantes inseridos.

Contatei também alguns dos veículos mencionados, como a BusTV e a TVO, que não se pronunciaram.

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