terça-feira, 22 de junho de 2010

A deturpação (ou não) da massificação cultural

google imagens

Um trabalho solicitado pelo meu professor da disciplina "Pensamento Contemporâneo", sobre a análise crítica de alguns textos da autora Marilena Chaui, me chamou muito a atenção e me colocou a refletir algumas questões tão atuais e artificialmente ingênua, por isso decidi compartilhar meu pensamento á respeito desses textos denominados: "Destruição da Autonomia do Pensamento e das Artes: Indústria Cultural; e Os meios de Comunicação" (http://www.scribd.com/doc/15054322/TEXTO13Industriacultural)

Para iniciar a explicação do meu desenvolvimento crítico em relação ao texto acima, eu começo separando os dois termos: “Destruição da Autonomia do Pensamento e das Artes” do outro termo: “Indústria Cultural”, você deve estar se perguntando o por quê da minha separação, pois para Chaui, é quase tudo uma coisa só, mas não para mim, ao meu ver existem dois conceitos diferentes em relação ao tema abordado neste texto.
Em primeiro lugar não vejo “A destruição da autonomia do pensamento E das artes”, eu vejo: “A destruição da autonomia (ou não) do pensamento EM RELAÇÃO ÁS Artes” . As artes não foram destruídas, elas apenas foram copiadas, multiplicadas, (na maioria das vezes de maneira errôneas, concordo) então são as pessoas que cada qual com sua “autonomia de pensamento” é quem decide se quer um original ou uma cópia, ou muitas vezes a questão nem é querer escolher mas sim PODER escolher, ou pior, eu penso até que não seja nem questão de querer ou poder mas sim de, saber, conhecer ou reconhecer os verdadeiros valores das verdadeiras obras de artes, então se as pessoas desconhecem essa diferença é culpa da Indústria Cultural? Do capitalismo selvagem? Não em minha opinião.

Para explicar melhor o “porque” não penso que a falta de reconhecimento da arte não seja culpa do capitalismo, dissertarei agora sobre o meu conceito em relação á Indústria Cultural. Discordando de Walter Benjamim, (segundo suas citações no texto de Chaui), e até de Theodor Adorno e Max Horkheimer (em relação aos seus conceitos sobre Indústria Cultural), não acredito que existam “regras” no mercado capitalista, eu acredito em “progressos”, “avanços” e “desenvolvimentos” e isso ocorre desde sempre é a lei do universo. Fala-se em “capitalismo” como se ele tivesse surgido do nada, acredito que não foi bem assim que aconteceu, eu penso que desde que o mundo é mundo o capitalismo sempre existiu.

O consumismo desenfreado e compulsivo é que leva as pessoas à não se importarem com o valor real das artes e não o capitalismo em si, caso contrário de que a sociedade viveria já que a grande maioria da população trabalha com o sistema capitalista direta ou indiretamente. Particularmente conheço países capitalistas cujos as populações não entram nesse jogo do objeto de desejo “custe o que custar”. Como isso é possível? Eu só tenho uma reposta para culpar o consumismo exacerbado e banal, pois para mim vai muito além da Indústria Cultural, eu diria que minha resposta é: A educação (ou falta dela).

Em minha opinião, se os governantes de toda e qualquer sociedade seja ela onde for, dessem mais valor á educação que oferecem por obrigação (apesar de insistirem em dizer que é gratuito) á população, as coisas poderiam se um pouco diferentes. Se as escolas, desde o maternal que fosse, implementassem a cultura das artes em suas disciplinas, talvez as pessoas crescessem de maneira menos “alienadas” ou que não se permitissem “destruir a autonomia de seus pensamentos” como insiste em dizer Chaui.

Mas infelizmente esse privilégio (que deveria ser um direto por natureza) é de uma minoria da sociedade que só conseguem adquirir, devido á suas condições de classes (financeiras) elevadas, quando os pais investem em escolas e aulas particulares e as crianças tem oportunidades de conseguirem diferenciar o bom do banal.

As transmissões “massificadas” dos meios de comunicação também são conseqüências da lei da natureza, como já expliquei anteriormente. No mundo atual as pessoas não possuem mais tempo e muito menos paciência para que os meios de comunicação possam se dar o luxo de exibir noticiários e programações em geral como seria o ideal. O que acontece se uma notícia é mal interpretada por falta de detalhamento de cena e/ou declarações, também é resultado da educação recebida de cada um, a maneira com que a criança aprende a enxergar o mundo é como ela vai ser sempre, se desde pequena ela não tem o direito de desenhar o sol quadrado porque a professora a obrigou a o fazer redondo (“porque o sol é redondo e pronto e acabou”), como é que futuramente essa criança vai se sentir no direito de se indagar, questionar, duvidar e tentar achar outra teoria sobre as idéias que lhe serão apresentadas?

Em sumo, eu penso que é sempre muito mais fácil derrubar culpas e/ou conseqüência de coisas que não deram ou estão dando certo, em uma pluralidade, generalizando causas e efeitos pequenos (mas que possuem importância singular e extrema), culpar a indústria cultural, os meios de comunicação, sobre “comportamentos superficiais e em série” é um meio hostil de se acovardar diante de fatos que vão muito além de acontecimentos de extratos da massa.

Um quadro do movimento cubismo olhado de longe, por exemplo, muda totalmente sua figura e seu sentido quando nos aproximarmos para reparar cada detalhe de perto...Vale a pena pensarmos um pouco mais sobre isso.




Sukaine Hussein Hejaije.

4 comentários:

Robledo disse...

Ok, vamos lá:

Eu discordo em alguns pontos por exemplo quando se refere as artes como “copiadas” isso dá uma idéia de que as “artes” da maneira como se apresentam sempre existiram e tenho que discordar deste ponto.
Sobre as regras do mercado capitalista, elas existem, não em papel ou algo assim, mas há um comportamento imposto e desta forma ele se repete em várias épocas e situações, sendo assim se constitui uma “regra” por assim dizer, mesmo que não explicita ou registrada.
Você diz que o consumismo desenfreado e compulsivo é o que leva as pessoas a não se importarem com o “valor real” das artes. (...). Esta sua observação é baseada em que tipos de valor, táctil, emocional, cultural? Pois me pareceu que foi ao nível material (posso estar errado) e se assim o for, mais uma vez discordo, pois a meu ver não há valor táctil (material) pra aquilo que chamamos de arte.
Quando se refere à educação como remédio ou paliativo desta estrutura que se apresenta – de seres perdidos em um mar de impossibilidades (não escreveu isso, mas eu sim ahaahah), outra vez discordo, pois existem muitos lugares que tem educação de ponta e mesmo assim os indivíduos se matam, sofrem, se enganam com o meio (capitalista) e sucumbem ainda que munidos da “boa e correta” educação que recebem.
Por fim, conhecimento não liberta ninguém de nada, pelo contrario coloca o indivíduo dentro de uma prisão de múltiplas possibilidades, mas ainda fechada dentro de seus contextos de suas estruturas limitadas. Eu acho que a Sabedoria, esta sim quando com sabor (perdoe-me se sou poeta nesta frase), abre pra aquele que a desenvolve um leque de possibilidades inerentes ao ser humano. Por fim, acho que “educação” não é a chave deste quebra cabeça e talvez seja, mas teria que ser uma educação que fizesse com que o indivíduo atribuísse valores as coisas de maneira interna, em termos de importância e não de sobreposição aos demais.
Mas lhe digo, que bom que reflete sobre isso.

Dizia Rumi:
“A meta do amor é voar até o firmamento
A do intelecto, desvendar as leis e o mundo”.

Sukaine's Heart disse...

Bleeeeedo!

Para mim é uma honra ter seu ponto de vista aqui em meu blog, pois pelo pouco que conheço de seu jeito de ver o mundo te admiro e respieto bastante por isso.

Em relação ás suas perguntas, sim eu me refiro á valores emocionais das artes e não me refiro ás artes enunciadas mas sim ás originais.

Em relação á educação não não refiro á singularidade do indivíduo mas sim aos planos políticos governamentais.

Respeito seu ponto de vista e devo admitir que discordar de alguns dos grandes filósofos é uma tarefa no mínimo audaciosa, mas como sabe sou meio petulante e essa nossa "Autonomia do pensamento" por vezes nos corrói com forças maiores, rsrs. Adorei ver você por aqui e principlamente por ter me presentado com suas sábias palavras e raras idéias, continuemoas assim, o mundo é feito pra isso. Indagar sempre!

Um forte abraço!

Suky.

Fábio Araújo - PEPE disse...

Vou começar o comentário com uma síntese que os soviéticos pensavam (uma das) sobre o capitalismo:

“O sistema é um barco furado a deriva, que se remenda de forma que se sustenta à custa dos mais fracos, para se impor”.

Assim, vocês podem me achar um comunista – na realidade sou socialista – mas eles comentaram isso na crise de 1929. Por isso vou pegar esta frase como exemplo.

O sistema que rege o mundo, simplesmente transforma o que lhe agrada: Pega tudo, seleciona e coloca ao seu interesse (e depois o Lucro), e descarta o resto...

Essa e a lei do capitalismo, ele precisa de grande matéria prima, para suprir as necessidades dos humanos que interagem no sistema – ou globalização – a ponto que a hidra cresça mais e mais. E as artes justamente são um ponto sensível nisso, se for de São Paulo a Ulan Bator (capital da Mongólia), as artes são diferentes, mas não há uma identidade independente ao que distinguem os dois, pois estão freneticamente ligados ao capitalismo e ao consumismo desenfreado – no fim as artes (pode ser de um ou de ambos), vão ser deletados e ficará aquilo que de interesse do mercado.

E nisso que não podemos pressupor que há caminhos limitados, e sim milhares e além que definem o que é útil e inútil (ou melhor desconstruir). A arte é universal, mas dependendo do sistema econômico e que se passa, podemos ter uma idéia do que certo ou errado. A População foi educada desta forma, e o sistema e sim culpado – mas não em tudo – enquanto as pessoas se deixam influenciar de tal forma, que acabam anulando o senso critico neste detalhe.

Enfim, cabe a cada um de nós pesquisar, analisar, medir e no fim decidir o que é bom ou ruim.. É uma fora natural do ser humano selecionar o que e melhor para ele, no campo da arte também.
Ou vamos continuar sendo cordeiros direto para o matadouro??

Sukaine's Heart disse...

Bingo! Você apenas complementou o meu post ;). This is it!!!! É disso que estava falando!