segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

São Paulo e os estragos da chuva - Sejamos cidadãos ativos!


Todo mundo sabe que as chuvas ácidas ocasionam o efeito estufa. Ao chover a chuva cai sobre determinado material na terra e forma-se o vapor contendo uma certa substância ácida, que ao elevar-se para as nuvens, causa o famoso efeito estufa.
Porém não é em todos os locais que chove, que ocorre o que chamamos de chuva ácida, essas chuvas são mais freqüentes em ambientes cujas localidades possuam maiores fatores que ocasionam a substância ácida para a qual o vapor retorna para o céu, no caso, as grandes metrópoles.
São Paulo é um bom exemplo para falarmos sobre como essa chuva ácida retorna nas próximas remessas de chuvas que cairão. A chuva ácida que cai sobre a cidade, pouco a pouco vai danificando determinados matérias orgânicos, metais etc. Dependendo do material, existe um tempo maior ou menor para se deteriorar, o carro por exemplo leva mais tempo, já as plantas são atingidas com mais intensidade.
Portanto essa chuva, prejudica aos poucos o pouco verde que ainda existem na capital.
Além disso, as chuvas em São Paulo costumam sempre vir acompanhadas de fortes ventos e raios que acabam por derrubar árvores, fios elétricos e casas erguidas em barrancos.
Não sendo bastante, a chuva em São Paulo, também costuma ser intensa e duradoura, o que acaba sempre provocando fortes enchentes, alagamento, desmoronamentos deixando pessoas desabrigadas sem ter pra onde ir, muitas delas perdem tudo, algumas chegam a perder a própria vida.
É verdade que grande parte desse prejuízo deve-se as fortes temporais, no entanto o grande estrago é causado pelo próprio cidadão paulistano que na maioria da vezes se esquece ou simplesmente se omite, na hora de exercer seu papel de ser humano, abandonando sua ética e bom senso quando pensa que um papelzinho a mais outro a menos jogado nas ruas, não fará diferença alguma.
Por isso seja cidadão e não se esqueça que aquele que está perdendo tudo hoje, pode ser seu uma amigo, parente, ou até quem sabe um dia você.

Por: Sukaine H. Hejaije

4 comentários:

Anônimo disse...

Sukaine, seus textos são muito bacanas e o visual do blog também. Atualize sempre seu blog e deixe comentários, mesmo que o retorno não seja tão grande quanto o esperado, com certeza você sempre terá leitores.

. disse...

Bonita!
Corrija a palavra "cidadãos" no título do texto!
E atualiza essa biboca, mulher de Deus!
Beijos.

Anônimo disse...

O mulher,que atraso hein!Cadê as novas postagens!Jesus que desconsideração! depois reclama que "ninguém comenta no meu blo"

Beijos.

Anônimo disse...

Como você não atualiza vou tirar seu blog da minha lista. Adeus!